Como Vender Mais Usando Redes Sociais

Como Vender Mais Usando Redes Sociais

As redes sociais, para vendas na internet são uma realidade. Por isso devemos  aproveitar as facilidades que elas proporcionam para a divulgação de marcas ou produtos e assim vender mais usando as redes sociais.

Uma pesquisa feita em 2017, pela e-Marketer (portal de marketing europeu) já informava que uma em cada três pessoas usava alguma rede social para pesquisar marcas ou produtos.

Em cálculo rápido, um terço da população do mundo possui cadastro em pelo menos uma rede social. Em nosso país, os números acompanham essa tendência mundial.

As redes sociais são os melhores canais para quem deseja divulgar sua marca e vender seus produtos.

O Google, através de algumas das suas ferramentas de análise, divulgou que as pessoas passam, em média, 3h20 min conectadas em suas redes sociais. Vale lembrar que estamos falando de dados levantados há três anos.

Então as redes sociais funcionam muito bem como vitrine para as empresas venderem seus produtos e serviços.

Se a sua empresa ainda não divulga nas redes sociais o momento é esse.

Mas como vender pelas redes sociais?

Agora que você entendeu do potencial de venda que as redes sociais oferecem, é necessário entender qual a melhor rede social e a qual a melhor forma de expor sua empresa e vender seus produtos.

Para fazer a melhor escolha você precisa analisar fatores como:

Após ter entendido sobre seu produto, qual o público e quanto você pode investir, o próximo passo é escolher qual rede social pode ser mais lucrativa para o seu produto ou serviço. 

Qual a melhor rede social para o meu produto?

Para cada empresa uma divulgação. Para cada produto um público alvo. Para cada serviço uma abordagem. A seguir, mostramos uma análise das redes sociais mais populares.

INSTAGRAM

O Instagram, como rede social de divulgação da sua marca ou produto, é ideal para as empresas aumentarem suas vendas através de dispositivos moveis. Em 2018, o Instagram deu um salto quantitativo em número de usuários e chegou à marca de 10 milhões de usuários, segundo o Facebook.
Então, analisando apenas número de pessoas que o seu anúncio pode alcançar, podemos garantir que essa rede social é a mais indicada para divulgar uma marca ou produto.
A principal característica do Instagram é o fato das pessoas postarem mais fotos e vídeos. A comunicação visual é potencializada e assim gera mais resultados.
O Instagram divide muito bem o formato das divulgações sendo que o aplicativo oferece “Stories” para as fotos e vídeos pequenos e IGTV para vídeos mais longos.
No Brasil, quase 90% das marcas estão investindo nessa rede. O Instagram espera alcançar a marca de 1 bilhão de pessoas conectadas até o segundo trimestre de 2020. A popularização dessa rede social se deve aos recursos que esse aplicativo oferece. O IGTV é o recurso do momento. Ele permite a postagens de vídeos mais elaborados onde você pode ter um poder de convencimento maior. Uma informação muito importante é que uma pesquisa feita cruzando informações fornecidas pelo Censo é que o internauta brasileiro supera a média mundial no uso de aplicativos de redes sociais. Isso só ajuda a colocar o Instagram como a melhor rede social para publicar ofertas, divulgar sua marca e aumentar a venda dos seus produtos ou serviços.

WHATSAPP

Como ferramenta de venda, o aplicativo de mensagens WhatsApp está começando a conquistar seu espaço. No entanto devemos entender que essa ferramenta funciona com um público específico. Como se trata de um aplicativo de mensagens rápidas (popular bate papo) o WhatsApp cria uma intimidade entre vendedor e cliente. Através de mensagens diretas o vendedor pode passar todas as informações que o cliente necessita. Dessa forma, através do envio comedido de ofertas, o WhatsApp consegue criar uma empatia e afinidade com o cliente. E esses são fatores que ajudam de forma exponencial a aceitação das ofertas e a venda dos seus produtos.
O processo de venda através desse aplicativo cresceu tanto que foi desenvolvido uma plataforma específica chamada WhatsApp para Negócios.

FACEBOOK

O Facebook é a mais antiga, mais conhecida e maior rede social do mundo. Em termos quantitativos, essa rede tem mais de dois bilhões de usuários em todo o mundo. Em outras palavras, são dois bilhões de possíveis consumidores interessados nas empresas e nos seus produtos.
Para que você saiba como divulgar sua marca ou produtos nessa rede social é preciso entender a diferença entre perfil e página. É simples, mas muitas pessoas desconhecem ou confundem essas diferenças.
Perfil: Para o Facebook, o perfil reúne informações sobre a pessoa. Suas fotos, vídeos, preferências, dados pessoais. Sua função é disponibilizar essas informações para que você se relacione com outros perfis (pessoas) com as mesmas preferências que você.
Página: A principal função da “página de Facebook” é proporcionar relações comerciais. Em outras palavras, vender! A página é recomendada para divulgação de empresas, marcas e todo tipo de “perfil comercial”.
Com a facilidade de ter dois bilhões de usuários cadastrados e atuantes, o Facebook é uma rede social que tem um alcance publicitário incrível. No entanto, para se ter melhores resultados, os anúncios pagos são “o segredo para o sucesso”!

YOUTUBE

É o maior site para compartilhamento de vídeos do mundo. No entanto também é conhecido por ser um site extremamente democrático, pois ao mesmo tempo em que encontramos vídeos de alta qualidade, também encontramos vídeos amadores e de qualidade questionável.
Outro fato interessante e que contribui para você divulgar a sua empresa é que o Youtube, sem querer, se tornou um ótimo site de busca. Perdendo apenas para o Google que o comprou.
Então, se você consegue vincular um anúncio da sua empresa ou produto em um vídeo de sucesso, a quantidade de pessoas que vão ser atingidas é “babilônico”.

LINKEDIN

Essa rede social, ativa desde 2003, é a única que foi desenvolvida com a intenção de ser totalmente focada como coorporativa. O LinkedIn se destina promover network entre profissionais e empresas de um jeito mais formal e objetivo.
Por esse motivo que essa rede social funciona muito mais para a divulgação de serviços. A divulgação de marcas não é indicada nessa rede social. No entanto, algumas empresas, aceleram seus processos seletivos procurando perfis ou especialistas em determinadas áreas usando essa rede social.
Existem outras redes sociais, como o Telegram, que estão começando a conquistar seu espaço na internet, mas esse é um assunto para um próximo blog.

Agora que você conheceu um pouco mais sobre o poder de venda das redes sociais é hora de caprichar na divulgação da sua marca ou produto.

(fonte: edialog)

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