Planejamento de Marketing

Ser Viral ou Focar no Crescimento Estratégico?

É muito bom quando suas publicações ou vídeos se tornam virais, mas no longo prazo não é a melhor solução.
O marketing nas redes sociais não se resume a ser viral, é muito mais do que isso. Mas afinal, o que é ser viral? É quando a publicação que você fez é compartilhada fora do seu público-alvo. Certamente você já viu algum conteúdo desse tipo nas suas redes sociais.
marketing viral
Marketing Viral
E, se esse conteúdo foi compartilhado para fora da rede social de origem, como por exemplo, emails, whatsapp e outros aplicativos, é porque ele realmente teve um alcance muito grande. Ver publicações, marcas e vídeos virais é muito bacana mas, com certeza, no longo prazo não é a melhor solução. As marcas têm muito trabalho para analisar o conteúdo e colocar uma estratégia para sua divulgação. Uma publicação ou marca não se torna viral por acaso. Existem estudos detalhados para que o conteúdo atinja o público correto e, em seguida, dedicação de tempo para estudar profundamente esse público.
Sim! Tornar-se viral exige muito esforço.
Por isso, uma estratégia de marketing de conteúdo normalmente é planejada com antecedência. Quando uma publicação se torna viral é uma excelente forma de ganhar atenção rapidamente, mas e depois? O que acontece?
"Vocês conseguem fazer isso viral?"

Uma pergunta muito frequente é “Vocês conseguem tornar isso viral?”

A resposta é NÃO. Quem elabora a estratégia para redes sociais não consegue “tornar” um conteúdo viral. Precisa de um planejamento e criação de conteúdo com muito cuidado e, sempre, com estratégia de longo prazo.

Quem faz o planejamento das redes sociais sabe que conseguir o engajamento crescente dos seguidores a longo prazo é muito mais importante e mais complicado do que tornar um conteúdo viral.

Mesmo sabendo que existem formas de as empresas/marcas se tornarem virais, as pessoas têm mais probabilidade de se tornarem virais do que as empresas. Essa é a parte “social” das “redes sociais”. As pessoas usam as redes sociais para fazer conexão humana e compartilhar conteúdo simplesmente porque gostam e não para tentar vender ou atrair clientes.

Organicamente, a internet “escolhe” o que vai se tornar viral, e as pessoas já estão aprendendo a diferenciar conteúdo autêntico dos que são “fabricados”.

Um dos problemas para as empresas é que, para se tornar viral, a marca precisa correr um certo risco. Por isso, se realmente for importante para uma empresa se tornar viral, a estratégia deve ser muito detalhada e granular.

Crescimento no longo prazo X Ser viral

Podemos afirmar, com certeza, que uma das maiores dificuldades para a pessoa ou marca que se tornam viral é o próximo melhor conteúdo. Isso adiciona uma pressão muito grande na equipe de marketing para evitar a “queda do segundo ano”.

Isso faz com que as pessoas deixem de seguir rapidamente a marca, pois estão procurando um próximo conteúdo tão bom quanto o que o fez ser atraído para a marca. E, se o conteúdo não for bom, as pessoas perderão o interesse e começarão a ter menos engajamento ou deixar de seguir.

Por isso, para evitar que haja uma grande queda, precisa ser estruturada uma estratégia, com metas bem definidas para as redes sociais, a fim de que haja um engajamento consistente e não viral.

planejamento de marketing
Planejamento de Marketing

Uma das coisas que tanto o crescimento no longo prazo e o sucesso viral têm em comum é um bom conteúdo. A diferença é que, na estratégia no longo prazo, a pressão para superar o desempenho anterior é muito menor. Isto é, o conteúdo é desenvolvido e melhorado ao longo do tempo, gerando um crescimento natural e orgânico.

Outro problema muito comum é que é muito difícil cuidar de todos os comentários em uma publicação viral. Na estratégia de longo prazo, você consegue dar a atenção adequada às pessoas que interagem com a sua marca e se sentem atendidas e vistas. Esse tipo de interação constrói seguidores leais, que provavelmente falarão bem da experiência que tiveram com a sua marca para seus amigos. E, quanto mais seguidores leais interagindo com as publicações, maiores as chances de se tornar viral. 🙂

Por isso, é muito importante ter alguém ou uma equipe cuidando das suas redes sociais, garantindo uma marca forte e com conteúdo envolvente.

Outro ponto muito importante é ter uma estratégia focada em conteúdo e não somente na promoção e vendas. A estratégia deve ser focada nas pessoas, para atrair mais seguidores e engajamento.

Uma análise correta das redes sociais permite encontrar tendências de postagens com bom desempenho e comparar com as que têm desempenho inferior. Com estas informações, é possível entender o “sentimento” dos seus seguidores e ajustar corretamente o conteúdo.

As vantagens de ter uma empresa especializada para a estratégia nas redes sociais

Ao procurar uma empresa especializada em estratégia para as redes sociais escolha uma que saiba fazer você recuar! Sim, é muito difícil ter que recuar quando você já tem uma visão da sua própria marca, mas acredite na estratégia apresentada. Você está no mundo deles, e eles têm as habilidades para colocar sua marca onde você deseja.

Não se esqueça, a empresa especializada que você contratou trabalhará com o mesmo objetivo que você: crescimento. Não se esqueça disso, pois todas as sugestões e novas práticas são para o melhorar o desempenho da sua marca nas redes sociais e o crescimento da sua empresa.

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