Comentários no Instagram

Comentários no Instagram : 15 estratégias para aumentar o engajamento

Confira nesse post 15 estratégias para conseguir mais comentários no Instagram de forma orgânica, tornar-se mais relevante, aumentar o seu alcance na rede e ter melhores resultados!

Conseguir comentários no Instagram é sempre muito bom! Afinal, quem não gosta de ver que aquele conteúdo que você planejou para o seu público deu certo.

Pode até ser um simples emoji 😉, ou daqueles fãs que escrevem um textão. O importante é que o seu conteúdo foi relevante e despertou algum interesse.

Os comentários fazem com que o Instagram aumente a relevância do seu perfil junto ao algoritmo dele e, desta forma, passa a dar mais valor para as suas publicações, e ter mais possibilidades de vendas.

Confira nesse post algumas estratégias de como fazer isso!

1. Criar legendas com perguntas relevantes e envolventes

Antes de mais nada, caso você não saiba, legenda é o texto que acompanha uma imagem em uma publicação no Instagram. E tem o objetivo de contar a história por trás da sua foto ou vídeo.

No Instagram as imagens têm muito força, mas uma boa legenda pode fazer diferença no engajamento, principalmente se o texto tiver uma pergunta estrategicamente pensada para que o usuário possa responder.

Contudo, para conseguir fazer perguntas estratégicas, é necessário conhecer muito bem o seu público. Desta forma, você consegue aumentar a interação organicamente, de forma natural.

Uma legenda bem escrita permite que você leve a mensagem visual a um novo patamar.

2. Conteúdo que envolva os usuários: perguntas “este ou aquele?”

Uma forma direta e simples para ganhar comentários no Instagram é pedir por eles. Publique conteúdo de interesse do seu público e faça perguntas sobre a opinião das pessoas sobre o assunto, a preferência delas.

Assim, uma sugestão é ficar atento aos assuntos do momento que estão “bombando”, o que está acontecendo no mundo real, fora da internet e que façam sentido à sua marca e ao seu público.

Os sites abaixo são uma forma de acompanhar e pesquisar sobre tendências:

Entretanto, sabemos que muitas pessoas tem preguiça de escrever. Facilite a vida desses usuários e utilize perguntas “este ou aquele”. Por exemplo, se você trabalha com vinhos, você pode perguntar “Cabernet ou Malbec?” ou “Vinho Italiano ou Português”, ou até mesmo pedir para que respondam “Qual vinho Brasileiro você mais gostou?”.

Outro exemplo, é você falar como resolveu uma situação de trabalho e pedir para que as pessoas coloquem outras ideias nos comentários, ou que deixem a opinião deles e como poderiam melhorar a sua solução.

Do mesmo modo, quando for agendar uma live sobre algum assunto, solicite que os seguidores façam perguntas nos comentários para que os assuntos possam ser abordados na live.

3. Responda os comentários no Instagram (e pergunte de volta!)

Esse é um ponto que consideramos muito importante e que reforçamos muito com nossos clientes. Afinal, se o objetivo é gerar engajamento, então temos que engajar também!

Responder os comentários no Instagram é uma ótima forma de estimular que as pessoas continuem comentando. Isso mostra que você se interessa verdadeiramente pelo que eles dizem, além de ser simpático da sua parte.

Portanto, não deixe os seus seguidores falando sozinhos. Ninguém gosta de ficar no vácuo . E quando outro seguidor percebe que os outros comentários estão sem resposta, ele fica desmotivado a deixar um comentário, pensando que pode ser ignorado também.

Dessa forma, uma dica bacana aqui é, sempre que possível, responda os comentários no Instagram finalizando com outra pergunta e marcando a pessoa. Desta forma, você mantém o engajamento.

4. Compartilhe o post nos Stories

Uma das formas de conseguir mais interações é compartilhar o post no Stories, com um link para que as pessoas possam clicar e ir diretamente para a postagem.

Essa dica é interessante por 2 motivos: algoritmo e pessoas.

Com as mudanças no algoritmo do Instagram, as suas postagens do feed podem não aparecer para alguns dos seguidores, mas elas serão atingidas pelo Stories.

E pessoas, porque não sabemos exatamente como as pessoas utilizam e “navegam” no Instagram. Tem muita gente que gosta de ver o feed do Instagram e tem outras pessoas que ficam navegando só no Stories

5. Utilize o Reels para aumentar o engajamento no Instagram

Como o Instagram Reels é um recurso novo e uma forma de competir com outros aplicativos (Titktok por exemplo), ele tem prioridade no algoritmo do Instagram e gera um alcance superior aos outros formatos de posts (imagem, vídeo, IGTV e carrossel).

Dessa forma, explore o Instagram Reels. Crie conteúdos interessantes para a sua persona. Aqui é um bom lugar para despertar emoções, usar a criatividade e utilizar técnicas de Storytelling.

6. Faça posts com vídeos – Não esqueça das legendas!

Em uma pesquisa feita pela Wyzowl sobre vídeo marketing, 79% das pessoas responderam que preferem assistir vídeos a ler textos, quando querem aprender sobre determinados produtos e serviços.

Os vídeos são muito efetivos no aumento do tráfego orgânico e no engajamento por serem de fácil consumo pelo público. Por isso é uma ótima tática para aumentar ainda mais as interações.

7. Crie conteúdo que mexa com as emoções

Uma pergunta muito frequente é “Vocês conseguem tornar isso viral?”

Como criar um conteúdo que se torne viral e seja compartilhado, curtido e comentado por milhares de pessoas?

Normalmente são as publicações que mexem com alguma emoção. Achamos fofo, útil, gostamos dos valores, foi engraçado, nos colocou para pensar, incrível, inacreditável, compartilhamos a mesma visão de mundo e até mesmo não gostamos. Enfim, acertar esse sentimento é o grande desafio.

Nossa dica é não crie conteúdo buscando viralizar, faça conteúdos originais e autênticos quem mexam com as emoções das pessoas. Isso e conhecendo muito bem a sua audiência com certeza vai gerar ótimos resultados.

Se quiser saber mais sobre esse assunto, nós falamos mais nesse post do blog:

8. Realizar sorteios e concursos gera comentários no Instagram

Oferecer algo em troca é uma forma muito eficiente de fazer com que os seus seguidores deixem comentários e até mesmo marquem outras pessoas. Afinal, quem não gosta de ganhar um presente ou brinde com aquele produto ou serviço tão desejado?

Definitivamente, os sorteios são uma das estratégias mais eficientes quando queremos mais comentários no Instagram

Então, escolha um produto ou serviço que seja de muito interesse do seu público e ofereça como premiação. É muito importante que a regra de participação esteja muito bem definida e que o comentário esteja incluído nessa regra, onde o usuário precisa marcar os amigos.

Muitas marcas utilizam essa técnica, mas é importante ficar atenta as regras do Instagram e adaptar as ações para não ter problemas com o Instagram 😉.

9. Marcar pessoas, marcas e locais (empresas)

O objetivo de marcar pessoas, marcas e locais é fazer com eles possam repostar o seu post como forma de agradecimento ou prova social, desta forma, gerando alcance para todos.

Desta forma, você pode triplicar o alcance do post.

10. Faça posts com pets e animais para ganhar comentários no Instagram

Não é de agora que os pets estão fazendo sucesso na Internet. Cachorros e gatinhos conseguem aumentar o nível de interação dos usuários significativamente.

Portanto, se você tem pets em casa ou escritório, ou teve a oportunidade de estar com algum mesmo que não seja seu, mostre-os para o seu público, usando a criatividade para fazer publicações que envolvam eles.

11. Fotos de rostos de pessoas

Em uma análise com mais de 1 milhão de postagens, identificaram que publicações com rostos de pessoas têm 32% mais chances de ter comentários no Instagram e 38% mais de chances de receber curtidas.

Alguns defendem que os rostos das pessoas são muito eficazes na comunicação não verbal à qual as pessoas respondem. Gerando mais interações.

Definitivamente, sempre que possível utilize foto de rosto nas suas publicações.

12. Mantenha a frequência e periodicidade

Para que as pessoas possam interagir nos comentários e, no momento certo, comprar de você, elas precisam ser expostas à sua marca o maior tempo possível.

Em síntese, o aumento da frequência e periodicidade das postagens é muito importante. Isso pode ser feita de forma orgânica ou patrocinada.

Em uma estatística apresentada pelo Facebook IQ, uma marca consegue 80% do seu potencial de impacto quando consegue impactar uma pessoa com uma publicação 1x por semana. E esse percentual aumenta para 95% do seu potencial de impacto quando consegue impactar uma pessoa com uma publicação 2x por semana.

Logo, o importante é definir um equilíbrio entre frequência e periodicidade para que você consiga impactar corretamente os seguidores da sua marca.

13. Utilize hashtags relevantes do seu nicho

Sabendo utilizar corretamente as hashtags em suas publicações é possível que a sua publicação apareça na pesquisa por hashtags, na aba Explorar do Instagram e para pessoas que seguem essas hashtags. (Sim, é possível seguir hashtags!)

Dessa forma, nossa sugestão é, faça uma pesquisa de quais são as hashtags relevantes para o perfil do seu público, dentro da sua estratégia e que tenham a ver com o seu trabalho e comece a utilizá-las nas suas publicações.

Como resultado, a nossa dica aqui é: pesquise por hashtags relevantes para o seu nicho e use nos seus posts para ampliar o alcance e as chances de ganhar mais comentários. Só cuidado para não abusar da quantidade de hashtags, para que suas publicações não fiquem poluídas.

14. Encontre seu horário ideal

Não adianta nada fazer o planejamento do seu conteúdo, usar as hashtags relevantes, escrever textos envolventes se na hora que você faz a publicação o teu público não está online para engajar. Correto?

Em síntese, conhecer o horário que o seu público está online é importantíssimo para receber mais comentários no Instagram e aumentar o engajamento das publicações. Depois que descobrir os melhores dias e horários faça as publicações sempre nessa mesma hora.

15. Utilize CTAs (Click To Action – chamadas para ação)

Elaborar chamadas para ação corretamente pode definir o sucesso de toda sua campanha ou ações de marketing não somente o Instagram como também em qualquer outra rede social.

Acima de tudo, é preciso ter uma boa estratégia e conhecimento muito específico do público-alvo da sua marca.

Gostou das nossas dicas? Aproveita para ver o nosso post sobre O que postar nas Redes Sociais. Tem muito mais dicas bacanas lá!

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