Pandemia Coronavirus Negócios

Como uma Pandemia pode Influenciar o Mundo dos Negócios

O ano gêmeo (2020) começou com uma pandemia que colocou o mundo em alerta. E esse alerta é conhecido como COVID-19. E essa preocupação influencia o mundo dos negócios, fazendo o comércio online ficar muito mais forte.

Assim que chegou na Europa, o COVID -19 atingiu a Itália em fevereiro no final da Milan Fashion Week – importante momento para o mercado da moda mundial, a população européia não tinha conhecimento do potencial de contaminação do Coronavírus.

Por essa razão, quando a editora-chefe da revista Vogue informou que iria se isolar por conta do vírus, todos os seguidores da moda entenderam que se tratava de um caso realmente sério.

Da mesma forma, todos os setores que orbitam o mundo da moda começaram ou a reduzir ou interromper suas produções.

O grupo que atende a marca de perfumes Dior passou a concentrar a sua produção em desinfetantes para as mãos (para ser distribuído gratuitamente para a população).

Todavia, mesmo um setor considerado fútil por muitos, pode se revelar importante em tempos de crise.

Da sua origem na China, atingindo o mundo Fashion da Europa até chegar a todos os setores do mercado no mundo, o efeito em cascata foi imediato. O setor de turismo sofreu com os navios que estavam em trânsito entre continentes.

Por isso que as bolsas de valores começaram a dar sinais de instabilidade até chegar à quedas consecutivas. As regiões fronteiriças passaram a ser mais protegidas e os turistas vindos do oriente passar por quarentena preventiva.

Os governos começaram a intervir num primeiro momento, em eventos com mais de 100 pessoas e, depois passando a não permitir eventos com mais de 50 pessoas. Eventos maiores passaram a ser remarcados para datas futuras e chegamos aos dias de hoje com a população mundial ficando em casa em uma quarentena sugerida.

O Brasil Unido no Combate ao Vírus

No Brasil, assim como diversos outros países, o governo aguardou além do esperado, mas está propondo ações preventivas que passaram a vigorar a partir do dia 19/03 em todo o território nacional e, com forte adesão da população.

Paralelamente, alguns setores do comércio estão se adaptando para manter seu faturamento com o aumento significativo de ações como a entrega em casa – delivery. Não só para alimentação, mas também para quase tudo que possa ser entregue em casa.

Toda essa movimentação faz com que a população passe a entender melhor e confiar no formato de compras online.

No entanto, para o mercado, num médio prazo pode ser nocivo para os pequenos varejistas.

Caso esse período sugerido pelo governo venha a ser prorrogado, algumas redes varejistas cogitam em fechar temporariamente suas portas ou reduzir seu horário de funcionamento sem corte de salários para os funcionários.

Até o momento as redes de Shopping Center estudam a possibilidade de alteração no horário de funcionamento como redobrar as ações de higiene e procedimentos de limpeza em todas as lojas.

Reconhecidamente como sendo um local com grande fluxo de pessoas, a população está preferindo diminuir a freqüência em lugares que apresentem risco a própria saúde. O fluxo de pessoas nos Shopping Center diminuiu consideravelmente. Isso mostra um amadurecimento natural, por parte da população.  

Como Vender no Meio de uma Pandemia?

A resposta para essa questão é simples. Reinvente-se e Comunique-se! O detalhe é comunicar da forma certa.

A diminuição de pessoas nas ruas é inversamente proporcional ao aumento dessas mesmas pessoas na internet. Por isso que encontrar o tom certo na comunicação da sua marca ou do seu produto é garantia de continuar vendendo.

Ações de marketing digital nunca foram tão importantes para as empresas como agora. Todo o mundo, literalmente, está conectado.

O grande desafio das empresas é equilibrar a seriedade que o fato exige com a necessidade de vender seus produtos e serviços com leveza e criatividade.

Alguns setores ligados aos cuidados pessoais (barbearia, salão de beleza, clínicas de estética, fisioterapeutas, massagistas, entre outros) não tem outra forma de atender, a não ser presencialmente. A orientação de quarentena não tem o poder de proibir o tráfego de pessoas. Por isso, as ações de marketing digital nesses casos devem mostrar para os seus clientes quais precauções estão sendo tomadas em relação ao COVID-19 no atendimento dos clientes.

Conversando com um profissional da área da barbearia, ele comentou que os clientes estão respondendo positivamente e apoiando as mídias sociais. A solidariedade do brasileiro em tempos de crise é emocionante.

Outro exemplo que podemos citar é de um empresário do segmento de carnes (açougue) que está avisando todos os seus clientes através das redes sociais que eles não precisam ir até o açougue. Eles podem fazer o pedido por telefone ou pelo site e receberão o pedido em suas casas.

Em alguns segmentos de serviço os profissionais estão fazendo atendimentos usando recursos de vídeo conferência.

Quatro dicas em Tempos de Pandemia
O Brasileiro não Desiste Nunca

Para alguns pequenos empresários o comentário geral é que a previsão é de uma estrada longa e esburacada pela frente. O momento é de preocupação com o COVID-19, mas também com a economia como um todo. A oscilação da economia é o maior medo dos empresários. Ninguém quer contribuir com o índice de desemprego num momento tão difícil como esse.

O setor mais afetado, num quadro indefinido como esse, é o das pequenas empresas sem um fluxo de caixa robusto. Nessas horas a solidariedade natural do brasileiro fala muito mais alto e os pequenos empresários acabam se unindo em ações que contribuem para a sobrevivência de todos.

Seja como for, a realidade mostra que o mundo reduziu seu ritmo frenético e está alerta aos riscos do COVID-19.  

Por outro lado, as pessoas estão atentas e, ao mesmo tempo, solidárias aos acontecimentos.

Todos nós acreditamos que, se fizermos tudo o que for de nossa responsabilidade, essa crise vai passar sem deixar muitas cicatrizes e tudo voltará ao normal.

Mas não esqueça, nesse momento, mais importante que os negócios são os cuidados com a sua saúde e a de todos nós. Por isso, siga as orientações dos órgãos responsáveis!

Então, conta pra gente como você está fazendo pra adaptar o seu negócio nesse momento tão impar. Compartilhe com a gente o que você está fazendo para comprar ou vender durante esse período de quarentena.

Quer saber mais sobre os nossos serviços?