5 Motivos para usar um Software de Gestão para sua Loja

A tecnologia está presente em todos os setores do comércio. No varejo não poderia ser diferente. Por isso que listamos cinco motivos para você usar um software de gestão para a sua loja.

Software de Gestão de Varejo – Todos são Iguais?

Dentro do setor varejista encontramos grandes redes bem automatizadas, mas também o pequeno e médio varejo que também tem a necessidade de se informatizar.

Para os donos de varejo, entender de tecnologia é complicado e todos os softwares de gestão de varejo podem parecer iguais, mas a realidade mostra que cada software tem a suas características próprias.

Por isso, na hora de informatizar o seu comércio, o lojista deve analisar algumas características importantes. A seguir, descrevemos alguns fatores que devem ser analisados pelo proprietário antes de adquirir um software de gestão para sua loja.

Avalie racionalmente as necessidades do seu comércio

Você, como proprietário de um comércio varejista, é a pessoa mais indicada para saber quais os maiores problemas da sua loja e quais são as funcionalidades que um software de gestão deve ter para solucionar diminuir esses problemas.

Por mais completo que um software de gestão possa ser, ele não vai atender suas necessidades totalmente ou resolver um problema que seja específico da sua loja.

Então, essa é a hora de você identificar quais as necessidades mais relevantes da sua loja e como a informatização pode resolver essas necessidades. Vale insistir que essa análise deve ser racional e não emocional.

Procure um software que seja próprio para o seu nicho

Essa análise é até fácil. O difícil aqui é você encontrar um software de gestão que atenda o seu nicho de mercado sem precisar ser adaptado ao seu segmento. Na informática existe um jargão que define como Frankenstein os softwares que são adaptados para atender uma necessidade específica. Ele até funciona, mas não foi feito para aquilo.

Quando encontramos um software de gestão de loja que foi desenvolvido para o nosso nicho, o ganho de velocidade e produtividade é infinitamente maior. Todas as melhorias feitas para o seu comércio, certamente vai favorecer outros clientes do mesmo setor. Esse mesmo ganho você não teria se o software fosse adaptado.

Estrutura

A estrutura ou infraestrutura necessária para a informatização da sua loja pode ser um fator preocupante dependendo do tamanho do seu comércio. A estrutura a que estamos nos referindo é a de computadores, servidores e afins para que o software possa funcionar adequadamente.  Existem sistemas simples, programas leves como também os sistemas complexos com programação pesada que necessite de uma determinada estrutura para seu funcionamento.

Se você tem uma loja de porte médio ou grande um software de gestão tem seus prós e seus contras. A vantagem é que com uma instalação local o funcionamento só precisa de uma rede de computadores para funcionar. As desvantagens estão na necessidade de rotinas de backup, licenças de banco de dados e, certamente, pessoas com conhecimento em informática.

Para os pequenos comércios podemos contar com os softwares de gestão que podem ser acessados “na nuvem”. As vantagens estão na rapidez de implantação e na economia proporcionada.

Implantação, Treinamento e Capacitação

Toda implantação de um software de gestão deve ser acompanhada pelo proprietário da loja. Essa implantação deve ser feita de forma gradativa e, na medida do possível, com a participação dos funcionários. Essa participação é necessária, pois os funcionários conhecem as rotinas, facilidades e dificuldades da loja com uma visão real. E o treinamento é muito importante, pois são os funcionários que, efetivamente, vão usar o software de gestão. Eles são as pessoas mais capacitadas para contribuir na implantação do software de gestão, pois estão na linha de frente da loja.

Esse treinamento e capacitação são de extrema importância para que seus funcionários possam aproveitar ao máximo os benefícios do software de gestão e também contribuir para futuras melhorias do software.

Conheça a empresa que desenvolveu o software

Essa dica parece ser obvia, mas é muito importante conhecer a empresa que desenvolveu o software de gestão para sua loja. Antes de você adquirir um software de gestão procure analisar todo tipo de informação possível sobre a empresa. Busque referência de clientes que já utilizam esse software em suas lojas. Toda informação é valiosa. Você não deve arriscar as informações da sua loja ou comércio para a empresa que oferecer o menor preço.

Se, depois de feita toda a análise e decidido pela compra de um software de gestão, sua loja ganhará qualidade e:

Espero que essas sugestões tenham ajudado você a analisar melhor as características da sua loja antes de decidir qual software de gestão é ideal para a sua loja.

(fonte: www.infovarejo.com.br)

Acompanhem nosso blog. Nossa proposta é oferecer sempre conteúdos interessantes para os diversos segmentos de mercado.

 

Quer saber mais sobre os nossos serviços?